Impasse dificulta negociações salariais no ramo plástico

A data-base para a correção salarial e discussão da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) para os trabalhadores e trabalhadoras nas indústrias de plásticos e derivados é setembro. As negociações entre o STIQFEPAR e os patrões estão caminhando com grandes dificuldades: a contraproposta patronal é de pagar aumento de 80% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ou seja, oitenta por cento da inflação acumulada no período de setembro de 2015 a agosto de 2016; ou pagar metade desse valor em setembro e a outra metade só em março de 2017.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná considera um absurdo que os patrões sequer queiram pagar o aumento referente à inflação no período, pois o trabalhador e a trabalhadora sequer terão acesso aos valores que já estão pagando a mais para poder sobreviver. Não estamos sequer pleiteando aumento real, pois a crise se agravou e temos consciência da situação atual do País, mas queremos ao menos que não ocorram perdas para aqueles que no dia a dia dependem de seus salários para alimentar suas famílias e são os principais agentes da produção de qualquer indústria.

Vamos seguir lutando para melhorar esse quadro atual de negociação e conclamamos todos os trabalhadores e trabalhadoras das indústrias plásticas para que se unam ao STIQFEPAR nesse esforço! Não podemos aceitar exploração!!!

6 comentários em “Impasse dificulta negociações salariais no ramo plástico

  • josenilson mendes comentou em

    Olá, referente a convenção sobre o reajuste foi definido alguma coisa, desde já agradeço.

    • Valéria Navarro comentou em

      Boa tarde Josenilson! Ontem houve nova reunião e ainda estamos em negociação. Ainda não temos nada oficializado por parte do SIMPEP. Assim que fecharmos estaremos divulgando em nosso site e redes sociais!

  • felipeavilazanella comentou em

    Gostaria de saber os direitos meus na industria de plástico

    • Valéria Navarro comentou em

      Bom dia Felipe! Você possui os mesmos direitos de todos os trabalhadores brasileiros enquanto não destruírem a CLT! A Convenção do ramo plástico já está disponível em: http://www.quimicospr.com.br/convencao-coletiva-de-trabalho-2016-2017/

      • Felipeavila zanella comentou em

        Mais a minha área de fabrica de magueira tem direito a vale compra vale refeicao e trasporte e fora do salario nao junto pq o meu salario e de 1250 e nao tem esses beneficios e ja to a dois anos e nao mostra contribuicao ao sindicato e trabalhamos com reciclado

        • Valéria Navarro comentou em

          Você tem direito, além do valor acertado como salário, ao vale compras (cesta básica), no valor de R$ 175,00 – conforme CCT e, todos os trabalhadores que utilizam ônibus como meio de locomoção, também têm direito ao vale transporte. Quanto à contribuição sindical, você deve solicitar a sua empresa para que atualize sua Carteira. Qualquer dúvida entre em contato com o Sindicato: (41) 3233 7912 (fale com o Joel).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *