Novembro azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, com destaque para a prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2023 foi de cerca de 71 mil novos casos, representando 29,2% de todos os cânceres diagnosticados no país. Homens pretos e pardos apresentam maior risco de desenvolver e morrer devido ao câncer de próstata, em comparação a homens brancos. Fatores genéticos, desigualdades no acesso à saúde e diagnóstico tardio contribuem para essa disparidade. Para a população indígena, ainda existem lacunas de dados, mas o acesso limitado a exames preventivos e tratamentos agrava o cenário.
Por que fazer exames preventivos?
A detecção precoce é essencial para aumentar as chances de cura. O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito com dois exames principais:
Exame de sangue PSA (antígeno prostático específico): avalia os níveis dessa proteína no sangue.
Toque retal: permite ao médico avaliar alterações na próstata, como endurecimento ou aumento.
Os exames são complementares e podem identificar a doença antes do surgimento de sintomas mais graves.
Novembro azul: a prevenção vai além dos exames
Os exames regulares são imprescindíveis, mas não são a única forma de prevenção do câncer de próstata. Alguns hábitos podem reduzir os riscos:
Alimentação balanceada: invista em frutas, verduras e alimentos ricos em fibras.
Prática de atividades físicas: ajuda no controle do peso, já que a obesidade é um fator de risco.
Redução do consumo de álcool e abandono do tabagismo.
Cuidar da saúde é mais do que coragem: é amor-próprio
É fundamental que os homens conversem sobre sua saúde e superem o preconceito contra os exames de rotina. Ter medo ou vergonha é normal, o que importa é enfrentar esses sentimentos para poder estar presente na vida de quem ama. Cuidar de si é um ato de coragem que muda vidas e promove bem-estar.
Neste Novembro Azul, que tal marcar sua consulta? Converse com seu médico e incentive outros homens a fazer o mesmo.