No dia 15 de março de 1956 um grupo de bravos guerreiros fundava esse que é hoje um dos maiores sindicatos de trabalhadores de nosso Estado, o STIQFEPAR, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná. Estamos com o coração em festa pelos 60 anos de nossa Entidade.
Durante os primeiros anos após o Golpe de 1964, no período da Ditadura Militar, o Sindicato teve suas portas fechadas e muitos sindicalistas foram presos, exilados ou torturados. Somente em 1966 o Sindicato pode eleger nova diretoria e voltar a atuar.
Pelas páginas de sua história passaram personagens fundamentais, como os saudosos presidentes Jácomo Brunetti, Espedito de Oliveira Rocha, Adolpho Bauer e Donizal Lopes.
Atualmente o STIQFEPAR conta com o trabalho do Presidente Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho, empossado em junho de 2012, além de um grupo de diretores e funcionários dedicados aos associados e suas causas.
Muitas já foram as conquistas em prol da classe trabalhadora: ano a ano as Convenções Coletivas de Trabalho vêm sendo negociadas e cada vez mais avançam em ganhos reais e benefícios àqueles que atuam nas indústrias químicas, farmacêuticas e de adubos.